6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

download 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

of 43

Transcript of 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    1/43

    ADILSON MARQUES

    INTRODUO AO MANDALA-REIKI

    So Carlos/2005

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    2/43

    APRESENTAO

    Este livro foi escrito em 2002 e foi a base do nosso primeiro livro sobre Reiki,denominado Dharma-reiki: o aprimoramento espiritual e a caridade como caminhos paraa cura. Eu nem me lembrava mais deste texto quando o encontrei no computador. Lendo-o percebi que muitas das informaes que ele contm no foram aproveitadas em nenhumdos livros da trilogia que fomos orientados para escrever, sob a inspirao daespiritualidade que trabalha na ONG Crculo de So Francisco.

    Como estamos comemorando os cinco anos do projeto que deu origem ONG,tornar esse texto pblico mais um modesto presente que damos aos leitores que apreciamnosso trabalho. Apesar de ser o quarto livro da srie sobre Reiki, este, na verdade, o textoriginal, o pioneiro de todo um trabalho que, gradativamente, ganhou corpo e est ssolidificando na cidade de So Carlos, tornando-se um modesto ponto de luz para acolhetodas as pessoas que se solidarizam com nossa proposta de trabalho ou que em noss pequena casa procuram por um auxlio, seja atravs de uma palavra amiga, de um pouco denergia ou at mesmo de um puxo de orelha.

    Que Deus ilumine a todos os trabalhadores, pacientes e irmos desencarnados eencarnados que passaram pela ONG Crculo de So Francisco nestes cinco anos e os qu passaro nos anos vindouros.

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    3/43

    INTRODUO

    "Se no chega a nascer com a vocao da rotina, ohomem tem, pelo menos, uma forte inclinao paraacomodar-se ao status. Antes de se levantarem as massas, parte do indivduo, mediocrizado pelo conformismo, areao contra qualquer idia que ameace a sua aparenteestabilidade. Isso explica por que, no decorrer dostempos, tm-se dado mal todos aqueles que ousamcometer a imprudncia de revolver as estruturascristalizadas domodus vivendi consagrado pela auto-

    satisfao precoce. Foi assim que Giordano Brunoacabou queimado nas chamas da Santa Inquisio. Foiassim que Cristo acabou crucificado pela hipocrisia dos fariseus. A idia de dar ao homem uma nova concepode vida desagrada ao prprio homem. Ele escravo datradio e se insurge com intolerncia simplesinsinuao de ter de modificar os seus hbitos (...) a

    menos que a idia que lhe ofeream esteja impregnada deinsinuaes sobre vantagens materiais imediatas, prosperidade instantneas, lucros fceis."

    "... os sbios do oriente, na busca do ideal de perfeio,despojam-se de toda vaidade e renunciam a todo gozovo, na nsia de atingir o nirvana, no para jactar-se deestar em posio superior aos outros, mas, precisamente pelo contrrio, para se sentirem em condies denivelamento com todos, na plancie do amor e dacompreenso."

    Nelson Senise

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    4/43

    A primeira vez que ouvi falar em Reiki foi em 1996, quando eu trabalhava no SESCInterlagos, na cidade de So Paulo, como animador cultural. Atravs de um panfleto duma outra unidade, o SESC Carmo, eu fiquei curioso para conhecer essa tcnica orientacuja origem atribuda ao Tibet ou ndia, onde se acredita que teria sidoShivaquem otrouxe dos cus para benefcio dos homens, h mais de dois mil anos.

    O Reiki como o conhecemos atualmente foi sistematizado pelo Monge BudistaJapons Mikao Usui, no incio do sculo XX. A expresso Reiki de origem japonesa traz em si duas palavras: Rei (energia csmica ou universal) e Ki (energia vital). Seuobjetivo seria o de canalizar a energia csmica atravs de mantras e de smbolos sagrados transmutar as energias negativas ou estagnadas no Ki da pessoa ou do grupo que recebessa energia.

    Muitas histrias e lendas cercam a histria do Reiki, hoje popularizado pela cultura"nova era" como uma forma de "terapia complementar". Ele reconhecido, inclusive, pelOrganizao Mundial da Sade.

    O Reiki alardeado como a medicina do sculo XXI, e capaz de curar todos os problemas fsicos, mentais, emocionais e espirituais da humanidade. Infelizmente, amesmo tempo em que utilizado para enriquecer muita gente, a sua dimenso numinosa espiritual freqentemente atenuada, pois se difunde que uma tcnica de cura energticna qual no h o envolvimento de espritos1.

    Minha curiosidade para conhecer a tcnica, naquela ocasio, foi logo dissipadaquando descobri como se processava a "especializao" nessa "terapia". Estvamos nomeados da dcada de 1980 e eu vivia um conflito moral. Tinha, em meu ntimo, muitointeresse pelas tradies orientais, mas no conseguia aceitar a difuso mercadolgica damesmas como se faz no Ocidente.

    E por j ter algum conhecimento sobre tratamentos atravs da imposio das mosno acreditava que necessitava passar por um ritual inicitico para abrir e expandir meucanais de comunicao com o "sagrado", sobretudo, os chakras coronrio e cardarco, a fide me tornar capaz de manipular a energia numinosa que os mestres afirmavam captar.

    1 Espritos no sentido da Doutrina Esprita, ou seja, de seres humanos que se encontram desencarnados.

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    5/43

    Alguns anos se passaram e, ao me mudar para a cidade de So Carlos, no interior doestado de So Paulo, descobri na cidade um "Ncleo de Reiki". Ainda ctico, resolvi passa pelo ritual inicitico. Para mim, tudo aquilo no passaria decharlatanismo, mas, mesmoassim, resolvi conhecer de perto o que era o Reiki e aceitei pagar quinhentos reais parviver o ritual de iniciao nos nveis I e II.

    No dia em que fui iniciado no nvel I, eu manifestava um sentimento ambguo decuriosidade e de apreenso. Senti o desespero de algumas pessoas que pareciam jogar todasuas cartas no Reiki, como se o mesmo fosse a salvao para os seus graves problemas. Nmesma sala se encontravam trs grupos bem definidos: um deles era formado por pessoacom graves problemas de sade (cncer no tero, cncer de mama etc.) e buscavam nReiki uma forma de amenizar seus sofrimentos; um outro grupo era formado por pessoa

    que tinham parentes com graves doenas ou em estado terminal e, como o primeiroqueriam amenizar o problema de seus entes queridos. Por fim, havia um outro grupoformado por "terapeutas alternativos" que ali estavam para se especializar em mais umtcnica e oferecer seus servios em clnicas de terapia, academias de ginstica ou sales desttica.

    A apercepo de que apenas eu havia ido fazer a iniciao de forma desinteressadalevado apenas pela curiosidade espiritual, preocupava-me e me fazia pensar que tinha

    realmente, entrado numa fria, numa emboscada fraudulenta "new age".

    Eu tinha certeza que no iria conseguir me auto-aplicar Reiki, diariamente, durante21 dias para fazer uma limpeza energtica em meu organismo para estar apto para ainiciao no nvel II. Porm, foi um processo fcil de realizar e muito prazeroso. Em algundias, ter que fazer auto-aplicao de Reiki j havia se tornado um de meushobbies favoritos.

    Porm, durante vrios meses, nunca tive coragem para aplicar Reiki em outras pessoas. Alis, eu nem falava que era reikiano para as pessoas com quem eu convivia nUniversidade. Eu tambm tinha receio de perder o emprego na faculdade onde eulecionava.

    Assim, egocentricamente, eu me contentava em sentir a agradvel plenitudeexperimentada com a aplicao de Reiki. Em minha rotina, acrescentei uma aplicao d

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    6/43

    Reiki pela manh, ao acordar, e uma outra de noite, antes de dormir. Notei tambm como auto-aplicao de Reiki em minhas viagens de So Paulo para So Carlos e vice-versaenquanto fazia as disciplinas para o doutorado, faziam com que as trs horas de viagem parecessem minutos, pois o relaxamento que sentia era profundo. O formigamento namos e a sensao de ter sensores eltricos aquecendo os pontos do corpo onde as moestavam posicionadas, davam-me uma agradvel sensao de despersonalizao e muitcalma. E, em poucos minutos, ou eu estava dormindo profundamente ou vivendo em umnvel intermedirio entre a viglia e o repouso, contemplando oillud tempus.

    Quando a vergonha passou, ou seja, quando me apercebi que no conseguiria maisviver sem o Reiki, pois ele estava interiorizado dentro de mim, comecei a aplicar Reiki emfamiliares e em alguns conhecidos, gratuitamente. A idia de cobrar pelo Reiki sempre m

    pareceu estranha. Apesar do mestre ter me ensinado que no se cobra pelo Reiki, mas peltempo que se perde, achei tal justificativa muito capitalista (tempo dinheiro), e nadrelacionada com a compaixo budista, de onde o Reiki, em tese, teria sido originado.

    Hoje em dia quase impossvel encontrar algum pelas ruas das grandes cidades brasileiras que nunca ouviu falar em Reiki. Todas as boas bancas de jornal expem revistae livros sobre o assunto. Algumas ONGs trabalham com Reiki em comunidades carentes at algumas penitencirias utilizam essa terapia com os detentos. Porm, nos bastidores

    como ocorre em todos as reas do conhecimento, h brigas entre grupos para legitimar qua o Reiki correto ou o que merece credibilidade. Outros ainda partem para discusses se Reiki tem relao com o cristianismo ou no. Nesse aspecto, os evanglicos so curtos grossos: "Reiki coisa dodemnio", dizem os pastores aos seus cordeiros.

    Na dimenso metapsicanaltica deste livro, eu pretendo arriscar algumainterpretaes em relao s sensaes vividas e s imagens descritas, na linha sugerida poM. ELIADE, ou seja, como sendo janelas abertas para o numinoso. Em outras palavras

    como formas possveis de acender a centelha do divino na vida cotidiana.

    preciso esclarecer, porm, que as experincias disponibilizadas neste livro soaquelas mais excepcionais, ou seja, que no costumam ocorrer freqentemente nas sessede Reiki ou nas vivncias de Mandala-Reiki, nome que utilizo para a vivencia em grupo. comum, na maioria das aplicaes e nas vivncias, a sensao agradvel de relaxamento

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    7/43

    de bem-estar, com algumas partes do corpo ficando muito quentes e a visualizao decores.

    Atualmente, alm de ter sido iniciado at o nvel III-A do Reiki dito tradicional, soutambm iniciado no sistema Karuna-Reiki. Porm, um fato curioso aconteceu quando, a procurar informao sobre o mestrado em Reiki, fui visitado, no dia seguinte, por doimdiuns kardecistas que me falaram que foram ao meu encontro porque uma entidadeespiritual pediu-lhes que me procurassem. Ou seja, tal esprito queria me ensinar algumacoisas sobre o Reiki.

    Se o Reiki costuma ser visto comocharlatanismopela academia, que no acreditano ritual realizado por um mestre encarnado, o que dizer da informao de que possveaprender Reiki com um desencarnado. Porm, o que aprendi com este esprito chocoumuitos reikianos. Em suma, o Reiki nada mais do que um passe esprita feito em ummaca e por muito mais tempo. Alm disso, o reikiano no canaliza nenhuma energiaespecial atravs dos smbolos, mas, pela sua vontade, emite sua prpria bioenergia. E, parcompletar, o tratamento realizado por mdicos do plano espiritual.

    Durante muito tempo refleti, junto com alguns amigos, encarnados e desencarnadosse deveramos continuar usando a expresso Reiki. Mas fomos orientados para difundir estnovo enfoque sobre a tcnica com um novo nome. Foi assim que surgiu o Dharma-Reikuma diferente filosofia sobre esta tcnica de fluidoterapia oriental, no qual os smbolovalem pelos significados morais que traduzem e, no qual, a caridade e a reforma ntima ssuas palavras-chaves. E tambm o Mandala-Reiki, um tratamento psico-social, realizadem grupo, e que utiliza danas circulares como propedutica.

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    8/43

    Captulo 1

    A revelao das sutilezas da alma

    A passagem da durao profana ao tempo sagrado,realizada atravs de um ritual, obtm-se igualmente por uma ruptura de nveis: o tempo litrgico nod continuidade durao profana na qual seinsere, mas sim, paradoxalmente, ao tempo do ltimoritual realizado.

    A estrutura dessas imagens no deve nos surpreender. Todo simbolismo da transcendncia paradoxal e impossvel de se conceber no plano profano. O smbolo mais usado para expressa aruptura dos nveis e a penetrao no outromundo, no mundo supra-sensvel (seja ele o reinodos mortos ou dos deuses), a "passagem difcil", o fio da navalha.

    Mircea Eliade

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    9/43

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    10/43

    No livro Bhagavad-Gita os dois olhos fsicos so identificados com o Sol e com aLua (seria o olhar opressor solar e o olhar meigo lunar o que eu via durante o processoinicitico?). Para os budistas, o olho frontal chamado de Dharma-chaksus, o que permitapreender, simultaneamente, a unidade e a multiplicidade. Os bambaras, por sua vezacreditam que o sentido da viso o nico que permite uma percepo com um carter dintegralidade e o olho abrange, metaforicamente, as noes de beleza, luz, mundo, universe vida.

    Talvez a visualizao ntida de um olho, no meu processo de iniciao no Reiki, notenha sido um mero acaso e estivesse relacionado com essa nova percepo intelectual dmundo que se descortinava em minha frente.

    Acredito nessa possibilidade, pois tive dois sonhos muito significativos nas noitesseguintes. O primeiro sonho foi perturbador. Eu estava indo fazer um curso e me dirigi para uma sala de aula. Quando cheguei na porta vi que cada carteira trazia colado um pequeno papel com o nome do aluno que deveria ali se sentar. Ao localizar a minha cartei percebi um detalhe muito curioso. No teto da sala havia vrias lmpadas fluorescenteexatamente acima de cada carteira. Notei que apenas a lmpada que estava sobre a carteironde eu precisava me sentar estava apagada. Ou seja, todos os demais alunos eramiluminados, menos eu. Perceber que somente o meu lugar estava sem luz me deixou

    envergonhado.

    Alguns dias depois da iniciao tive um outro sonho. Este tambm foi muitocurioso. Meu pai havia falecido e, um pouco antes dele, o ex-governador Mrio Covas. Emmeu sonho, ambos apareciam e, juntos com um japons, estavam coordenando uma reuniem que se discutia a criao de um "plo industrial" no interior do estado. Eu mesurpreendia vendo o meu pai animado com a idia e se prontificando em ajudar adesencadear o processo.

    Tais imagens no me parecem ser apenas uma predisposio do inconscientecoletivo, conforme pensou Jung. Ao contrrio, em minha opinio, manifestam um "modelexemplar". O mito comeou a se revelar, por enquanto, atravs da simbologia do olho, dnfase no coletivo, mas ainda no era o momento de revelao de que, anos mais tarde iri participar da criao da ONG Crculo de So Francisco, na cidade de So Carlos.

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    11/43

    Um outro sonho que tive, na vspera do falecimento de meu pai, foi mais ou menosassim: cerca de oito homens vestidos com terno preto e culos escuros acompanhavamoutros dois homens que brigavam dentro de um rio. Um dos homens era muito forte e ooutro, muito fraco. Mesmo assim, este ltimo dava fortes golpes e resistia bravamente. Drepente, porm, o mais forte conseguiu derrubar o outro na gua e comeou a afog-lo. Esttentou resistir, mas chegou uma hora em que desistiu da luta. O homem mais forte parou dtentar afog-lo, levantou-o da gua e ambos saram abraados do rio, com os demaihomens os seguindo. Eu apenas observava, tambm de dentro da gua, toda aquela cena.

    Quando acordei, tive a ntida impresso que meu pai desencarnaria naquele mesmodia. E, assim, s dez horas da manh, recebi um telefonema do hospital avisando-me de sefalecimento. A minha intuio, com a prtica do Reiki, estava se tornando muito mai

    aguada.

    A maioria das pessoas que passa por uma sesso de Reiki, pelo menos, em nossaONG, sente muito calor nos ps, nas mos e em outros rgos especficos do corpo, ouento, uma espcie de formigamento. Outras pessoas visualizam cores, normalmente umdas sete cores do arco-ris acrescidas, s vezes, com uma forte luz dourada. As reaedurante a sesso costumam vrias de pessoa para pessoa, porm, dificilmente algum nsente ou no visualiza absolutamente nada.

    Particularmente, ao me auto-aplicar o Reiki, utilizo-o como forma de meditao para ampliar o estado de conscincia e estabelecer canais de comunicao com os domniomais sutis da vida espiritual, mas a tcnica tambm pode ser utilizada para a cura fsicacomo atualmente mais difundida. Porm, a verdadeira cura, depende do merecimento d paciente. O Reiki no transgride a lei do carma.

    ***

    Em minha iniciao, no nvel II, eu j me encontrava bem mais vontade e curiosocom os progressos que poderia fazer, pois, a partir daquele momento, eu iria aprender comse mandaria energia a distancia atravs do Reiki. Logo percebi a mistificao ou, a maimodestamente, o desconhecimento das pessoas que ali estavam. Segundo o mestre, sem umsmbolo especfico no era possvel enviar energia a distncia para outras pessoas. Isso m parecia absurdo, pois o envio de energia feito pelo pensamento e pela vontade. Isso tod

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    12/43

    kardecista ou umbandista sabe. Porm, o mais importante foi o saborear das imagens e dasensaes que essa nova iniciao me proporcionou.

    O ritual inicitico durou, praticamente, o mesmo tempo do anterior. No sei se foi ofato de estar mais receptivo para as visualizaes que poderiam ocorrer, mas sei que aimagens que passaram em minha mente foram muito intensas. Lembro-me de ter visto umrosto que parecia ser de um senhor de idade. Eu via, nitidamente, sua boca e nariz. Algumavezes ele estava com barba, outras vezes com o rosto limpo. Em alguns momentos eu senvertigem e vi muitas cores, predominando o verde e o violeta.

    Em relao simbologia da barba e da face existem relatos muito interessantes.Para os hebreus, por exemplo, sobre a face que se inscrevem os pensamentos e ossentimentos. Para alguns msticos, ver Deus face a face uma ao reservada vida eternaTalvez por isso no fosse possvel visualizar aquela face por completo.

    O rosto tambm representa a sede dos rgos dos sentidos e o que apresentamos para os outros. Como j afirmou CHEVALIER, o rosto uma "porta para o invisvel". E por qu da barba? Para muitos se trata de um smbolo da virilidade, da coragem e dsabedoria.

    Um fato curioso sobre as barbas vem da Antigidade. Aos homens imberbes eram

    dadas barbas postias quando davam prova de coragem e de sabedoria. Como navisualizao a barba aparecia e desaparecia, talvez fosse uma representao de uma barbpostia, ou seja, manifestando o paradoxo daquele momento entre a mistificao e verdadeespiritual.

    Outra hiptese, porm, que pode se tratar do rosto do meu guia espiritual ou,ento, lembranas de minhas antigas encarnaes. Soma-se a essas imagens alguns sonhoque tive nos dias seguintes, aps a iniciao. Um deles foi com o meu av paterno qufaleceu quando eu tinha entre 12 e 14 anos de idade. Acredito que foi a primeira vez qusonhei com ele aps a sua morte. No sonho, eu andava por uma rua sem movimento. Acalada era estreita e muito comprida. As casas eram feias e o local parecia abandonado. Drepente, vejo o meu av em frente a um porto muito enferrujado e podre. Ele sorri parmim, abre o porto e me convida para entrar. Quando eu o vejo, fico feliz e, num primeirmomento aceito o convite. Porm, quando olho para dentro do porto, e vejo um estreit

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    13/43

    corredor muito escuro, fiquei com medo. Falo para ele que no quero entrar. Despeo-mdele e continuo andando/vagando pela rua. E, como j salientei, meu pai j tinhadesencarnado. Tive outros sonhos peculiares e com informaes muito precisas. Quastodos estavam relacionados com a sua morte. Em um deles, lembro-me que eu, ele e minhirm caminhvamos dentro do cemitrio em que seu corpo foi enterrado. Ele seguiaabraado com a minha irm e vestia um agasalho esportivo e um belo para de tnis, caladque ele nunca usou. Ele parecia um jovem esportista, pois estava muito bonito e no tinhaaparncia de quando faleceu vtima de um cncer generalizado no sistema digestivo.

    Ns trs estvamos caminhando em direo ao seu tmulo. Nosso objetivo era vese o mesmo estava em ordem. No sonho, eu sabia do que se tratava, ou seja, eu tinhaconscincia de que estava andando com um morto e amos visitar o seu prprio tmulo.

    Um outro sonho me chamou muito a ateno. Vrias pessoas estavam na sala onde ocorpo dele estava sendo velado. De repente, vejo-o, em p, junto s pessoas, e olhandocom certa admirao, para o seu prprio corpo dentro do caixo. Novamente achei muitnatural aquela cena. Somente quando despertei que me dei conta do "absurdo" daimagem.

    A iniciao do nvel II do reiki aumentou ainda mais meu potencial intuitivo. Nateoria dos chakras, a cor violeta, aquela que predominou em minha mente durante ainiciao, corresponde ao chakra frontal, localizada entre os olhos. O olho de Shiva a qume referi, anteriormente.

    Em relao minha experincia em me auto-aplicar Reiki, notei que vriosfenmenos vividos e, aparentemente, esquecidos no tempo, foram "resgatados". Apesar dno ter como meta fazer regresso, vrias experincias, da atual encarnao, foramreconstrudas, mentalmente, com uma riqueza de detalhes impressionante. Tanto o local, poca, as pessoas envolvidas e, muitas vezes, o tom de vozes ou os aromas emergiam comse o fato estivesse sendo revivido em minha mente.

    O curioso, porm, que tais lembranas ocorreram de uma forma muito agradvel No houve remorsos, nem desejo de vingana. Ao contrrio, a sensao que ficou em mecorpo e em minha alma foi de limpeza e de leveza. Aps tais experincias de desbloqueienergtico descobri que, atravs do Reiki, o passado limpo e, raramente, proporciona

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    14/43

    lembrana dolorosa que Belchior manifestou em uma de suas canes ("nas paredes dmemria, essa lembrana o quadro que di mais"). Com a aplicao do Reiki, alembrana parece reacender, mas para aliviar a dor.

    Essa experincia me fez rever algumas das minhas concluses sobre a Memria,defendida em meu mestrado na FEUSP, em 1996. Em minha dissertao fui um crticoferoz do bergsonismo. Hoje, ao contrrio, devo confessar que acredito que todas as nossavivncias ficam armazenadas em algum lugar da alma e que nos esquecemos de vrias parvivermos no presente, mas que elas podem ser acessadas integralmente, como ele afirmavseja atravs do Reiki ou de outras tcnicas.

    Uma concluso que tirei de minha experincia a partir da iniciao no nvel II doreiki que a espiritualidade, assim como acontece com a tecnologia, se alimenta de smesma. Quero dizer, quando nos abrimos para a dimenso numinosa, mas a espiritualidadalimenta a espiritualidade. Quanto mais nos deixamos guiar pelo mundo interior, mas essse expande e se torna complexo. Esse processo permite que novas revelaes se manifesteme transformem o mundo espiritual em algo natural e espontneo. A espiritualidade, emsuma, perde o carter de excepcionalidade e vira uma boa e agradvel companheira dviagem.

    ***

    A minha sintonizao no nvel III-A foi muito singular e aconteceu, se no meengano, seis meses aps a primeira iniciao. Desta vez as imagens que surgiram em minhmente no foram to pacficas. Lembro-me que, durante o processo inicitico, visualizeum cu muito escuro, onde predominava a cor roxa. Era um roxo muito intenso. De repentsurgiu uma montanha muito alta e, no seu topo, havia um lobo que parecia estar uivandoapesar de no ouvir nenhum som. Sua direo apontava para a esquerda.

    No sei se o lobo se jogou ou se caiu, mas a imagem, ntida em minha mente, eradele despencando por um enorme abismo. Aps a sua queda, o cu que era roxo foi stornando mais claro e sua cor passou a ser de um violeta claro e, no seu centro, eu visualizalgo como se fosse uma estrela tridimensional.

    Essa imagem, porm, era por mim observada de baixo para cima. Ou seja, dongulo que eu a via era possvel observar apenas quatro pontas, as duas para baixo e a

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    15/43

    duas mais horizontalizadas. A quinta ponta no era possvel de se ver, mas eu tinha aimpresso que era uma estrela de cinco pontas (um pentagrama). A cor dessa estrela era dum dourado intenso.

    A estrela de cinco pontas, o pentagrama, na Mesopotmia era um smbolo da potncia dos quatro cantos do mundo. Os gregos o chamavam de pentalfa (pent = 5 / alfa primeira letra do alfabeto grego). Para os pitagricos, o pentagrama tambm era umsmbolo da perfeio, enquanto para os hebreus, seus cinco pontos estavam relacionados aPentateuco (os primeiros cinco livros do bblia). No cristianismo, j foi associado s cincchagas de Cristo e ao sacrifcio, antes de virar um smbolo malfico. Curiosamente, um participante das vivncias de mandala-reiki, nosso trabalho em grupo, costumava visualizauma criana sentada em um jardim desenhando, no cho de terra, uma estrela de cinco

    pontas, infinitamente.

    Como j afirmou DURAND, necessrio pensar o inconsciente coletivo em suadistino entre o "especfico" e o "scio-cultural". O primeiro manifesta a pluralidade darqutipos enquantoUrbilder , ou seja, a pura instncia numinosa. O segundo, por sua vez,est relacionado "paisagem mental" de uma determinada sociedade. Assim, em minhopinio, a imagem que visualizei e que associei a uma estrela de cinco pontas, seria, emsuma, uma manifestao plena da potncia divina. A cor dourada mais um forte indci

    dessa hiptese.

    Na primeira noite, aps a iniciao no nvel III-A, eu tive um sonho muito curiosoEu me encontrava sentado em um sof quando vi um pequeno rato correndo em seuencosto. Com muita agilidade, consegui esticar a mo direita e o peguei. Assim que eu trouxe para a minha direo, como se fosse traz-lo at o meu corao, acordei semnenhum sobressalto ou medo.

    Ao tentar entender um pouco mais sobre a simbologia do lobo e do rato, os animaisque apareceram em minha mente, respectivamente, durante o processo inicitico e depono sonho, deparei com as seguintes informaes. RONECKER, em seu livro "Osimbolismo animal", diz que o lobo costuma ser sinnimo de selvageria, um smbolorelacionado morte e ao inferno, mas tambm pode ser smbolo da luz, um smbolo solarcomo entre os gregos. Na Turquia parece que o lobo representa a virilidade que insemina

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    16/43

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    17/43

    O Mandala-Reiki consiste no envio de Reiki para um grupo de pessoas que seencontram presentes em um mesmo local. Antes do processo de energizao, como parte dum exerccio de relaxamento, focaliza-se algumas danar circulares.

    Na primeira experincia em que usei esta tcnica, em uma escola privada de SoCarlos, uma professora teve uma viso maravilhosa e que me impressionou bastante. Poalguns momentos, ela ficou envergonhada de contar o que viu com medo de que os dema professores fossem ironiz-la. Quando ela se sentiu vontade, ela nos narrou que, drepente, viu todos os participantes deitados no cho, inclusive ela. Pouco tempo depoisaparecia uma menina de, aproximadamente, sete anos de idade. A criana andava entre a pessoas com um pequeno balde na mo. Quando ela se aproximava de cada participant jogava um p dourado na cabea de cada um. Com certeza ela teve um desdobramento

    assistiu ao tratamento realizado pela espiritualidade socorrista.

    Mas a experincia mais importante, at o momento, foi quando visualizei a cruz deSo Damio. Como afirmei, eu no sabia da existncia desse crucifixo e nem de seusignificado. Durante uma vivncia de Mandala-Reiki, notei que uma forte luz verdecomeava a se formar em minha mente e, em seu meio, tornava-se ntida a imagem de umcruz. Ela no era uma cruz comum. Ela apresentava um desenho singular.

    Aps a vivncia, desenhei a imagem que estava em minha mente e conseguiidentific-la. Pesquisando sobre sua simbologia descobri como a mesma foi importante parSo Francisco. A partir da comecei a me interessar em estudar mais profundamente a vide os pensamentos de So Francisco de Assis.

    Essa "revelao" fez com que, carinhosamente, o mtodo que intui e chamei de"Mandala Reiki", comeasse a ser chamado tambm de "Crculo de So Francisco", nomque a espiritualidade sugeriu para a nossa ONG. sobre este assunto que vou discorrer n prximo captulo.

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    18/43

    Captulo 2

    A Simbologia da Orao e da Cruz de So Francisco

    Como salientei, aps a visualizao do crucifixo de So Damio, resolvi estudar suasimbologia e descobri que ele foi um dos mais importantes cones associados SoFrancisco de Assis. necessrio, antes de prosseguir, fazer apenas um esclarecimentoTalvez a forma como estou apresentando esse texto possa trazer a idia equivocada de quesses lampejos de imagens arquetpicas ocorrem a todo o momento. Isso no verdade Normalmente, quase todos os participantes visualizam turbilhes coloridos, mas sem umforma definida. Outros apenas sentem um fluxo energtico pelo corpo. E tem aqueles qu

    dizem que no sentem absolutamente nada.

    Por outro lado, preciso compreender que, quando as imagens ntidas e intensassurgem diante de ns, significa que conseguimos nos abrir para aquela dimenso que HenrCORBIN chamou deimaginal . Por isso, no podemos simplesmente reduzir essas visesnuminosas a simples fantasias de nossa mente consciente, tanto que, se tentamos dominamentalmente essas imagens, elas simplesmente desaparecem. O olho fsico e a razo nso capazes de ret-las.

    Em uma das vivncias eu vi cerca de cinco ou seis crianas, todas carecas, olhando para mim com curiosidade e com um agradvel sorriso nos lbios. Era como se eletentassem se comunicar comigo. Todos usavam um hbito budista cuja cor era de umlaranja intenso e tinha frisos brancos nos ombros. No momento em que tomei conscincida imagem e tentei ret-la em minha mente, ela desapareceu completamente.

    A explicao mais plausvel para esse fato esta no fechamento do olho daintuio (o terceiro olho) quando nos concentramos em nossa mente consciente. Conseguficar apenas contemplando as imagens que se formam em nossa mente sem tentar dominlas o grande segredo e a grande dificuldade, sobretudo para ns ocidentais. Mas somente assim que conseguimos visualizar tais imagens arquetpicas e espirituais.

    J notei que as pessoas que no conseguem ver ou sentir nada durante uma sessode Mandala-Reiki costumam dizer que possuem dificuldade para se concentrar. Acredito

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    19/43

    porm, que , justamente, o contrrio o que acontece. Ou seja, a pessoa se concentrdemais, tanto nas danas como no Reiki e no consegue dar folga para a mente.

    Voltando ao tema desse captulo, lembro-me que descobrir o significado docrucifixo foi uma experincia muito gratificante. Acho que fiquei ofuscado com tanta luFoi uma revelao que me emocionou muito. Como j disse, comum a viso de luzecoloridas. Raramente conseguimos ver algumas formas. Quando notei que estava diante duma cruz, estranhei o seu contorno. Por isso no a associei com a simbologia crist.

    Em toda sua volta e tambm no seu interior se manifestava uma cor verde muito brilhante e intensa. Nas semanas seguintes, a mesma cruz continuava a aparecer em minhmente, at que consegui descobrir que se tratava da Cruz de So Damio, atravs de umestudioso da Cabala.

    Como no a conhecia, pelo menos na atual encarnao, possivelmente, ela estavadentro de mim, vinculada a minha parte a-histrica. Ou seja, como afirmou MirceaELIADE em seu livro Imagens e Smbolos:

    o pensamento simblico no uma rea exclusiva da criana, do poeta ou do desequilibrado: ela consubstancial ao ser humano;

    precede a linguagem e a razo discursiva. O smbolo revela certosaspectos da realidade - os mais profundos - que desafiam qualquer outromeio de conhecimento. As imagens, os smbolos e os mitos no socriaes irresponsveis da psique; eles respondem a uma necessidade e preenchem uma funo: revelar as mais secretas modalidades de ser. Por isso, seu estudo nos permite melhor conhecer o homem, 'o homem simplesmente', aquele que ainda no se comps com as condies da

    histria. Cada ser histrico traz em si uma grande parte da humanidadeanterior Histria.

    Assim, a manifestao espontnea em minha mente do crucifixo de So Damio pode e deve ser compreendida sem grandes alardes. No se trata de milagres ou de alg

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    20/43

    sobrenatural. Apenas emergiu para a mente consciente uma imagem que, possivelmenteapreciei muito em outra encarnao.

    Acredita-se que a cruz foi pintada por um artista (no se sabe quem), natural dembria, no sculo XII. A cruz foi pintada em um pano e colada em uma madeira(nogueira). Suas dimenses originais eram: 1,90m de altura; 1,20m de largura e 12cm despessura. Essa cruz, durante algum tempo, decorava o altar da igreja de So Damio, ncidade de Assis. H fortes indcios de que, em 1257, as Clarissas, aps deixarem a igreja dSo Damio, levaram-na para uma outra igreja: a igreja de So Jorge.

    Durante 700 anos a cruz ficou guardada, cuidadosamente, e sua exposio para o pblico se deu na Semana Santa de 1957, sobre o novo altar da Capela de So Jorge, nBaslica de Santa Clara de Assis.

    A imagem original apresenta uma srie de ilustraes relacionadas com a Paixo deCristo:

    1 - A imagem de Cristo

    No centro do crucifixo, de forma luminosa, Cristo domina a cena e transmite luz para as demais figuras. Seus olhos esto abertos. Sua veste um simples pano sobre quadril, o que simboliza tanto o Sumo Sacerdote como a Vtima. Atrs dos braos esticadoh um tmulo vazio (um retngulo preto).

    2 - O crculo vermelho

    Na parte superior da cruz h um crculo vermelho representando a ascenso. Cristoest saindo do circulo e segurando uma cruz dourada. Suas vestimentas tambm sodouradas. Possivelmente, o vermelho representa um sinal de sua autoridade e dignidadsupremas. Anjos aparecem lhe dando boas-vindas e h a inscrio IHS (as trs primeiraletras do nome de Jesus em grego).

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    21/43

    3 - A mo

    Em um pequeno semicrculo, na extremidade norte da cruz, aparece uma mo, comum dedo estendido, representa a mo direita de Deus.

    4 - a Videira, a Pedra e as Conchas

    Contornando a cruz h ornamentos que, possivelmente, significam a videira mstica

    (Jo 15,5), ou seja, que "ningum tem maior amor do que aquele que d a sua vida por seuamigos" (Jo 15, 13). Uma pedra na base da cruz e algumas conchas do mar tambm foramdesenhadas. Possivelmente, trata-se do smbolo da igreja e do smbolo da eternidaderespectivamente.

    5 - Maria e Joo

    Eles aparecem lado a lado. O manto de Maria branco (vitria, purificao e boasobras). No manto h pedras preciosas (as graas do Esprito Santo). Sua veste externa dum vermelho intenso (amor) e a interna prpura. Sua mo esquerda est no rosto e sumo direita aponta para Joo. Gotas de sangue caem sobre Joo que usa um manto cor drosa (sabedoria eterna) e uma tnica branca (pureza).

    6 - Maria Madalena

    Junto cruz aparece Maria Madalena. Sua mo est no queixo e sua veste tem corescarlate (amor) e um manto azul.

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    22/43

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    23/43

    12 - O formato da Cruz

    Acredita-se que o artista alterou o formato tradicional para que pudesse incluir todo

    os participantes da paixo de Cristo.

    Em relao Orao pela Paz (a orao de So Francisco), Leonardo BOFF nos dizque ela "nasceu annima, na periferia, sem que ningum lhe desse importncia especial. Aos poucos, seu contedo belo e inspirador foi acalorando coraes e acendendo mentes." Por ser simples e ter uma mensagem convincente ela recitada por crianas budistas noJapo, por monges taostas no Tibete, por muulmanos no Cairo, por babalorixs em

    Angola, por papas cristos em Roma, pelos fiis das comunidades de base na AmricLatina e at por operrios em manifestaes e greves, lembra-nos BOFF.

    Isso talvez ocorra porque ela manifesta, de forma intensa, alguns dos desejosancestrais da humanidade. Ela vem ao encontro de nossa demanda por paz e tolerncia.

    Leonardo BOFF (referencia) salientou tambm que

    quando aparecem oraes com tal nvel de inspirao e deuniversalidade, sinal que tm como autor o prprio Esprito Santo. Elecostuma atuar de forma annima na suavidade dos coraes abertos aodivino. Assim deve ter atuado no autor desconhecido que, cheio de ardor espiritual, deu forma orao posteriormente atribuda a So Franciscode Assis.

    A Orao pela Paz apareceu pela primeira vez em 1913 numa pequena revista locada Normandia, na Frana. Aps sua publicao em Roma (20 de Janeiro de 1916), umfranciscano, visitador da Ordem Terceira Secular de Reims, na Frana, imprimiu um carttendo de um lado a figura de So Francisco com a regra da Ordem Terceira Secular na me, do outro, a Orao pela Paz. No impresso, colocou ainda a seguinte frase: "essa ora

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    24/43

    resume os ideais franciscanos e, ao mesmo tempo, representa uma resposta s urgncias dnosso tempo".

    Possivelmente, foi essa pequena frase que se tornou o elo revelador permitindo quea orao deixasse de ser apenas Orao pela Paz para ser tambm conhecida como "Orade So Francisco" ou como a Orao da Paz de So Francisco de Assis.

    No possvel afirmar que o Mandala-Reiki nos foi enviado por So Francisco deAssis, mas, no h dvida de que seus ideais esto presentes nessa tcnica, cujo objetiv primordial o cultivo dohomo cooperativus.

    Vou apresentar, neste captulo, algumas experincias relatadas por mdiunskardecistas e umbandistas que participaram de algumas das vivncias de Mandala-Reik

    realizadas tanto no antigo Centro de Estudos e Vivncias Cooperativas e para a Paz e nONG Crculo de so Francisco, que nasceu a partir dessa experincia numinosa.

    Comearei pela narrativa de uma mdium que realiza trabalho de cura em umCentro de Umbanda na cidade de So Carlos. Na primeira vivncia em que participou, elvisualizou uma criana e um cachorro que brincavam em um jardim. Para ela, o jardimficava no quintal da casa onde fazamos a vivncia. Porm, quando ela foi conhecer a casviu que o jardim no existia. Talvez esse jardim tivesse existido no passado ou se localiz

    na parte astral do imvel.Em uma outra vivncia, a mesma mdium teve uma viso premonitria. Ela, durante

    a vivncia, viu uma pessoa descendo as escadas do local onde estvamos, com vrio pacotes de compra e indo guardar as mercadorias em um armrio. Aps a realizao dvivncia e enquanto conversvamos na proximidade da cozinha do centro de estudos, cena aconteceu. Minha me desceu as escadas com vrios pacotes e foi em direo cozinha para guardar as compras que havia feito.

    Em uma outra vivncia, ela tambm narrou uma imagem muito bonita. Ela via todaas pessoas que participavam daquela experincia deitadas no cho e, atrs de cada um, umcerto ser iluminado que, com as mos, fazia algum tipo de trabalho espiritual nos participantes. Atrs desses seres iluminados, outros espritos caminhavam. Ela nos narroque, primeiramente, teria imaginou que fosse eu quem estava caminhando por trs do

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    25/43

    crculo, mas depois percebeu tratar-se de seres incorpreos, uma vez que eu fiquei o temptodo focalizando o processo no centro da mandala.

    Nessa mesma vivncia, a mdium nos narrou que viu novamente a mesma criananegra brincando. Dessa vez, no local onde funcionava a cozinha do centro de estudos, havum jardim e a criana ali se encontrava fazendo, ininterruptamente, uma estrela de cinc pontas em um cho de terra.

    Um outro mdium, dessa vez, de formao kardecista, narrou que logo no incio do processo ele visualizou uma forte luz branca. A luz era muito intensa e tomava conta dtodo o ambiente. Era impossvel enxergar qualquer coisa. Depois, como se fosse umafumaa que ia se dissipando ele notou que havia quatro seres incorpreos na sala: ummulher loira de olhos azuis, um ndio, um homem com farto bigode e um outro que ele nconseguiu identificar. Ele notou tambm que uma forte luz verde brilhante vinha do teto dsala e entrava em minhas costas.

    Numa outra ocasio, este mdium disse ter recebido informaes de guiasespirituais informando que o trabalho ali realizado apresentava duas dimensescomplementares e ambas eram importantes. Uma era psico-social e, a outra, fludica(espiritual). Assim, as danas que antecediam o processo de energizao com o Reikiajudavam atravs dos movimentos, da respirao e dos toques a estimular o desabrochar dhomo cooperativus, por estimular a vivncia e a energia em grupo. Essa parte do trabalhofortalece o emocional do grupo e a unio, segundo as entidades.

    O trabalho com o Reiki, realizado em seguida, seria um trabalho energtico-espiritual que contaria com a ajuda da espiritualidade, ou seja, dos seres incorpreos. Estmesmo mdium nos informou que, em alguns casos, ao invs das danas ns poderamousar tcnicas de cromoterapia para iniciar um processo de limpeza energtica do corpo da pessoas.

    Porm, fiquei muito emocionado no dia em que ele recebeu algumas mensagens doguias espirituais sobre o Mandala-Reiki. Em primeiro lugar, estas entidades me pediram para tirar os cristais que eu utilizava em volta do crculo. Segundo o mdium, os cristaiseriam uma arma nas mos de quem no sabe utiliz-los. Porm, o que mais meimpressionou foi a informao de que apareciam espritos inferiores que ficavam

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    26/43

    tentando furar o campo energtico ali formado. A informao que recebi, atravs dessmdium, que dificilmente tais espritos conseguiriam, mas no era algo impossvel dacontecer. Para afast-los, seria necessrio fazer o seguinte:

    1 - Uma orao antes do incio do processo de energizao, pois isso criaria umaconexo mais forte entre os participantes e seus guias espirituais e afastaria esses espritoinferiores.

    2 - O focalizador NUNCA deve comer carne no dia em quefizer a vivncia. Os fludos negativos presentes na carne, devido ao sofrimento do animaabatido, atra esses seres que, apesar de desencarnados, ainda precisam desse tipo deenergia. Os participantes tambm devem ser aconselhados para evitarem o consumo dcarne, fazendo uma refeio leve naquele dia. Se a pessoa no vive sem carne, o ideal sericonsumir peixe nesse dia.

    Em um outro dia, novas revelaes nos foram enviadas, sempre intermediadas poresse mesmo mdium. Uma das informaes era para se tomar um copo de gua antes e umdepois da vivncia, o que ajudaria no fluxo eletro-magntico do Reiki, e para evitar qu pessoas viciadas em drogas ou que, naquele dia, estivessem com muito dio de algu participassem da vivncia. Essas pessoas deveriam ser orientadas para fazer apenas o Reikindividual e nunca o Mandala-Reiki, ou a energizao em grupo.

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    27/43

    Captulo 3

    Mandala-Reiki: o crculo de So Francisco

    No corpo humano oculta-se uma certa substnciametafsica que conhecida de pouqussimas pessoas e queno precisa de nenhum medicina, pois ela mesma amedicina incorruptvel. Os filsofos, por meio de algumainspirao divina, reconheceram a fora e a celestevirtude dessa substncia, e aprenderam a libert-la de seus grilhes, no por intermdio de algum princpiocontrrio, como o faz a fsica, mas sim por meio de umamedicina semelhante que h nele mesmo.

    Brilha dentro de ns, ainda que tenuamente naescurido, a vida e a luz do homem, uma luz que noemana de ns, mas que, no entanto, est em ns, edevemos, portanto, encontr-la dentro de ns.

    Dorn, alquimista do sculo XVI

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    28/43

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    29/43

    Preferi chamar esses movimentos corporais de danas numinosas, pois so formasde se utilizar sistmica e coletivamente damimese, uma vez que, a potncia simblica dalinguagem corporal, potencializada no rito corporal, permite a comunicao/interao dcorpo com a alma. Asdanas possibilitam amplificar a recepo do fluxo energticocompassivo durante o tratamento fluidoteraputico. Assim, no Mandala-REIKI, elas so ummeio e no um fim.

    As danas numinosas oferecem ao participante uma forma de abertura lenta egradual para estados de intro-verso e de intro-viso, importantes para que, durante otratamento bioenergtico, o participante consiga alcanar a Unidade Inefvel por trs daaparncias, em suma, o absoluto por trs do contingente, a eternidade por trs do tempotransmutando padres estagnados de energia em seu corpo fsico e tambm no perisprito

    ao mesmo tempo em que expande a individualidade do participante e permite uma maioabertura ao Outro, cooperao, solidariedade. por isso que o Mandala-REIKI simultaneamente, um trabalho espiritual e psico-social.

    Durante as danas que antecedem o tratamento espiritual, vrios participantesnarram a visualizao de cores, sentem muito calor nas mos ou uma corrente energticdirigindo-se para os ps. Outros comeam a bocejar, lacrimejar ou salivar. Segundomdicos taostas, trata-se de sintomas tpicos de transmutao de energia estagnada.

    Por meio do contato medinico com alguns mentores soubemos que taismovimentos auxiliam na limpeza energtica do perisprito. Dessa forma, a sensao d plenitude e a troca fludica ou energtica so um fato. As danas preparam e auxiliam realizao do trabalho seguinte: o REIKI em grupo.

    O nome dessa tcnica que rene tratamento medinico e psico-social surgiu depoisque visualizei por diversas vezes o crucifixo bizantino encontrado na Capela de SoDamio, na cidade de Assis. Estudando a simbologia do crucifixo descobri que elerepresenta um dos mais importantes cones associados a So Francisco de Assis. Entretantoantes de prosseguir, faz-se necessrio apenas um esclarecimento. Talvez a forma comoestou apresentando esse texto possa trazer a idia equivocada de que esses lampejos dimagens arquetpicas ocorrem a todo o momento. No verdade. Normalmente, quas

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    30/43

    todos os participantes visualizam turbilhes coloridos, mas sem uma forma definida. Outroapenas sentem um fluxo energtico pelo corpo.

    Por outro lado, preciso compreender que, quando as imagens ntidas e intensassurgem diante de ns, isso significa que conseguimos nos abrir para aquela dimenso quHenry Corbin chamou deimaginal . Por isso, no podemos simplesmente reduzir essasvises numinosas a simples fantasias de nossa mente consciente, tanto que, se tentamodominar mentalmente essas imagens, elas simplesmente desaparecem. O olho fsico e razo no so capazes de ret-las.

    Voltando ao tema da comunicao, lembro-me de que, quando descobri osignificado do crucifixo e soube, por meio da espiritualidade, que eu j encarnara comfranciscano, compreendi o que se passava comigo. A imagem que via era muito brilhanteao redor do crucifixo e tambm em seu interior se manifestava uma cor verde muito brilhante e intensa. A cruz continuou a aparecer em minha mente durante vrias semanaS parei de v-la quando descobri seu significado. Acredito que ela sempre esteve dentrde mim, mas estava vinculada a minha alma e no a meu crebro ou a uma pretensa herangentica de meus antepassados.

    Segundo os mentores espirituais que nos instruram, esse trabalho possui duasdimenses complementares e importantes: uma psico-social e a outra fludica(espiritual). As danas ajudam, por meio dos movimentos, da respirao, dos toques fsicoetc., a criar o que chamei dehomo cooperativus, uma vez que estimulam a vivncia emgrupo. Essa parte do trabalho fortalece o emocional do grupo e a unio. Alm dessadimenso com os encarnados, as danas so importantes tambm para o tratamento despritos desencarnados. Os fluidos liberados pelos participantes, sobretudo os fluidos damor, amizade, carinho etc. so armazenados pelos mdicos siderais e utilizados para tratamento de desencarnados que esto se libertando de enfermidades oriundas do dio o

    do desejo de vingana ou que ainda sentem necessidade de fluidos animalizados, etc.

    O trabalho fluidoteraputico realizado em seguida conta com a ajuda daespiritualidade, ou seja, de seres desencarnados preparados para essa tarefa.

    Para a realizao da sesso, os procedimentos abaixo so indispensveis:

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    31/43

    1 - Uma orao antes do incio do processo de energizao para que ocorra umaconexo mais forte entre os participantes e seus guias espirituais, afastando os espritoinferiores que tentam furar a egrgora energtica.

    2 - O focalizador NUNCA deve comer carne no dia em que realizar a sesso. Osfludos negativos presentes na carne, pelo sofrimento do animal abatido, atrai esses sereque, apesar de desencarnados, ainda precisam desse tipo de energia densa. Os participantetambm devem ser aconselhados a evitar consumir carne, fazendo uma refeio levedurante aquele dia. Se a pessoa no vive sem carne, o ideal comer peixe.

    3 Os participantes devem tomar um copo de gua antes e um depois da sessoEste procedimento auxilia no fluxo eletromagntico do tratamento.

    4 Pessoas viciadas em drogas e que esto com muito dio de algum no devem participar do trabalho coletivo. Essas pessoas devem ser encaminhadas para um tratamentindividual (Dharma-REIKI).

    importante salientar que problemas crmicos no se resolvem com essa tcnicaApenas alguns sintomas podem ser amenizados. O carma, para ser desidratado, s podser eliminado com o suor do trabalho oposto feito com amor ou com as lgrimas ddor.

    O tratamento fludico, individual ou em grupo, uma forma dehierofania. Ou seja,algo de sagrado nos revelado. Como nos diz Eliade, tomamos conhecimento do sagrad porque este se manifesta, se mostra como algo absolutamente diferente do profano.

    Como j salientou Eliade:

    Para aqueles que tm uma experincia religiosa, toda a Natureza suscetvel de revelar-se como sacralidade csmica. O Cosmos, na suatotalidade, pode tornar-se uma hierofania.

    Para o historiador das religies existem duas modalidades de Ser no mundo: a profana e a sagrada. Esta ltima era a dominante nas sociedades no-modernas. Eliad

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    32/43

    inclusive, diz que o homem dessas sociedades era ohomo religiosus. No ambienteciberntico-informacional contemporneo, o Mandala-REIKI favorece o desabrochar dhomo cooperativus,uma outra modalidade de Ser no mundo capaz de integrar a sacralidade primitiva com as descobertas e cientificidade do mundo atual.

    O Mandala-REIKI reproduz no microcosmo o esquema dos ciclos arquetpicos queintegram as diferenas entre os regimes diurno e noturno, estudados por G. Durand. E importante afirmar que, como salientam os taoistas, sempre h a semente do outro plo nmanifestao de um determinado padro. o que podemos perceber no mito deUrano eGaia, em Hesodo, por exemplo.

    Urano, apesar de ser um mito herico, no deixa de representar atributos "noturnos" pois um mito envolvente.Gaia, por sua vez, apesar de ser Yin, quem luta para se des-envolver dos laos deUranoe gerar os filhos que esto em seu ventre. Lembremos tambmque, ao contrrio do neto Zeus, Urano praticamente no luta. Ele costuma laar os seusinimigos e traz-los para o seu lado.

    Assim, simbolicamente, podemos vivenciar o jogo complementar entre a ascensoque vai deGaia (terra) - que procura se des-envolver at atingir o Ar da transcendncia eo processo de descida - que vai do Ar envolvente de Urano em direo profundidade dTerra receptiva.

    Por ser uma experincia inefvel, difcil nos reportar ao sagrado. Nesse sentidolembrar as sbias palavras de Eliade nos traz algum conforto para tentar transmitir o que uma vivncia de Mandala-REIKI:

    O sagrado manifesta-se sempre como uma realidade inteiramentediferente das realidades naturais. certo que a linguagem exprime

    ingenuamente otremedum , ou amajestas , ou omysterium fascinans mediante termos tomados de emprstimo ao domnio natural ou vidaespiritual profana do homem. Mas sabemos que essa terminologiaanalgica se deve justamente incapacidade humana de exprimir oganz andere: a linguagem apenas pode sugerir tudo o que ultrapassa a

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    33/43

    experincia natural do homem mediante termos tirados dessa mesmaexperincia natural.

    A focalizao de uma vivncia muito tranqila. Todo o processo deve ser feito emum local limpo, preparado exclusivamente para fins espiritualistas (aulas de Yoga, TaChi, meditao etc.) podendo ser de piso frio ou no. Atravs da experincia notei quequando o processo ocorre com os ps descalos, o fluxo de energia eletromagntico parecestabelecer as trocas necessrias entre os corpos fsicos e o ambiente. A nica vez qufocalizei uma vivncia de sapatos, fiquei uma semana com dores na regio dos tornozelos.

    A aparncia parece ser essencial para que a essncia aparea. Assim, uma limpeza

    do ambiente necessria. E no s uma limpeza das sujeiras visveis, mas tambm d padres energticos que vibram negativamente, poluindo os ambientes.

    Nesse sentido, 10 ou 20 minutos antes da vivncia, o focalizador poder enviafluidos para o ambiente, atravs de uma prece ou atravs de uma meditao. Outra forma dlimpeza consiste em utilizar abajures de cromoterapia para limpezas de ambiente.

    Quando eu lecionava em uma faculdade particular em Rio Preto, notei que emtodas as sextas-feiras, quando voltava para casa, eu passava o dia inteiro com dor de cabe

    e vomitando. Eu ficava naquela cidade durante trs dias (de Tera at Quinta-feira). Paratentar solucionar esse problema, comecei a chegar mais cedo na sala de aula e, sentadocomeava a meditar e a enviar fluidos para o ambiente, por meio de preces.

    Comecei a notar que os alunos acostumados em fazer algazarra nos corredores,gritando, derrubando latas de lixo e praticando outros comportamentos modernos, a pisarem na sala de aula pareciam receber um choque eletromagntico. No posso afirmaque eles se transformavam em santos, mas o comportamento mudava significativamente.

    Cheguei a fazer uma experincia a distncia com uma amiga que conclurarecentemente o seu mestrado na Faculdade de Educao da USP e que no estava maiconseguindo lecionar em uma escola pblica. Por e-mail ela me narrou a mudana nocomportamento dos alunos durante o perodo em que fiquei meditando e enviando bonfluidos para os alunos. Infelizmente, ela no me autorizou a dar mais detalhes da noss

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    34/43

    experincia e nem citar o seu nome com medo de perder o emprego ou ser chamada dmaluca por seus pares incrdulos.

    Incensos ou essncias aromticas no possuem nenhuma propriedadetranscendental, no afastam espritos e nem trazem sorte, mas ajudam a aromatizar oambiente, tornando-o mais agradvel. Alguns aromas ajudam a relaxar. As velas soobjetos decorativos, ajudam a criar uma ambincia mais prazerosa, com uma iluminaaconchegante, mas tambm no tem nenhuma serventia metafsica.

    A prece, antes e depois da vivncia, sempre obrigatria. ela que nos une aosnossos protetores espirituais, conectando-nos aos espritos iluminados e benevolentes formando uma corrente espiritual de benficos fluidos.

    H no Mandala-REIKI uma simbologia manifestada na posio que os participantedevero permanecer durante o tratamento. Estas posies nos remetem simbologia dcentro, do crculo, da cruz e do quadrado, que atuar no no plano espiritual propriamentdito, mas na criao de uma ambincia mais receptiva para o tratamento fludico.

    Vamos aos smbolos. O centro simboliza todo princpio, o real absoluto, Deus. nocentro que se condensam e coexistem as foras opostas. Assim, o lugar onde h a maioconcentrao de energia. Isso no significa que o centro seja esttico. Ao contrrio, dev

    ser considerado como o foco de onde parte o movimento da unidade para a multiplicidaddo interior para o exterior, do eterno para o temporal. Os processos de retorno, dessa formaso movimentos de busca da unidade perdida. O centro possui uma significao esotrica: o alimento mstico que emana do centro e tambm o alimento biolgico que emana dsangue materno. Em vrias culturas, o centro simbolizado como o umbigo da terra.

    O crculo, por sua vez, o segundo smbolo fundamental. O crculo um centroestendido. Como o centro, simboliza a perfeio, a homogeneidade, a ausncia de distinou de diviso. Por isso, o movimento circular considerado perfeito, imutvel, sem comeou final. O crculo remete a simblica do tempo e tambm do cu. E mais especificamentao mundo espiritual, invisvel e transcendente.

    No centro do crculo todos os raios coexistem numa nica unidade. Essarepresentao encontrada, por exemplo, na simbologia do zodaco, como tambm na dodozeadityada ndia, os cavaleiros da Tvola Redonda ou o Conselho Circular do Dalai-

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    35/43

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    36/43

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    37/43

    A seguir, apresento a descrio de trs danas numinosas que podem ser facilmenteutilizadas em uma vivncia. Uma delas, a chamada Meditao de So Francisco, a qusempre deixo para o final, pois sinto que ela possui uma carga espiritual profunda, como sfixasse os limites entre o espao sagrado e o profano.

    As danas numinosas que utilizo so inspiradas, como j coloquei anteriormenteem danas circulares de intro-verso e intro-viso, e tambm no Tai Chi Chuan.

    A mimese foi chamada por Merleau-Ponty como magia natural. Os ritosoperatrios das danas numinosas permitem realizar essa ao mgica, pois so danaque utilizam sistmica e coletivamente da mimese atravs da potncia da linguagemcorporal. As danas, quando realizadas com a alma, permitem a manifestao da substncidivina, do numinoso.

    Meditao do Equincio

    A primeira dana que descreverei, a Meditao do Equincio, permite umaabertura simblica para a energia tpica das estaes intermedirias, o Outono e aPrimavera. Ela se baseia em uma coreografia de Joyce para a msica Sinfonia daPrimavera e apresenta fcil articulao entre os movimentos das pernas e dos braos e

    respirao.Os participantes, que devem estar voltados para o centro da roda, iniciam a dana

    com uma das mos sobre o chakra cardaco e a outra sobre o chakra umbilical. No importa ordem, apesar de a mo direita ser considerada maisYang que a esquerda.

    Cada participante dar dois passos lentos para o interior da roda e, ao mesmo temposuas mos devem fazem dois giros no ar e se abrir como se fossem reverenciar o cu. Emseguida, o participante faz o movimento oposto, retornando posio original.

    A respirao dever seguir o movimento. Quando o participante se dirige para ocentro do crculo, inspira longa, suave e profundamente. Ao retornar, no mesmo intervalde tempo, ele deve expirar.

    Nas primeiras experincias, o participante pode fazer o movimento com os olhoabertos. Mas, conforme for adquirindo prtica e interiorizando os movimentos, pode faze

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    38/43

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    39/43

    Em seguida, os braos vo se fechando como se fossem abraar uma rvore e as mos s juntam, direcionando-se para o centro do peito. Todo esse movimento realizado durante expirao.

    O terceiro movimento consiste em formar uma espcie de concha com as mos elev-las para acima da cabea, ao mesmo tempo em que inspiramos. Por fim, o participantexpira descendo os braos como se estivesse vestindo um vu energtico sobre todo ocorpo.

    Gosto de realizar essa coreografia com o mantra induOm Nama Shivaao fundo.

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    40/43

    CONCLUSO

    O Mandala-REIKI uma tcnica de meditao numinosa e neg-ativa (no sentido da

    no ao, owu wen taoista) capaz de levar o participante a atingir um estadohipermetablico oposto ao estado de viglia ou, em outras palavras, um estado ampliado dconscincia. Nas primeiras experincias, a pessoa pode viver apenas uma sensaoagradvel de descontrao e tranqilidade.Porm, no decorrer das vivncias possvechegar ao xtase (a capacidade de colocar o organismo e todo o Ser a servio de umcomunho metacognitiva, acessando oSelf e permitindo a contemplao do numinoso emseu esplendor).

    Muitas pessoas relatam imagens belssimas. preciso salientar que no se trata demeras fantasias da mente consciente. Ao contrrio, por ser uma tcnica que estimula participante a se entregar s atividades metacognitivas, possvel acessar imagens que sescondem no mago do seu Ser, noSelf . Nesse sentido, no se trata de um Estado Alterado de Conscincia, mas de um Estado Ampliadode Conscincia.

    Do ponto de vista teraputico, o Mandala-REIKI auxilia todos aqueles que buscamtratamento para as contradies da existncia atravs do esprito. O mundo moderno

    caracterizado pela esquizofrenia, pode se beneficiar dessa tcnica. Professores e outro profissionais que lidam com o publico e sofrem um tipo agudo de estresse classificad pelos profissionais da sade como Burnout tambm se sentem aliviados aps cada sesso.

    importante ressaltar que o principal objetivo da tcnica auxiliar o desabrochardo homo cooperativus. Assim, para encerrarmos esta comunicao, gostaria de fazer umareflexo sobre o que vem a ser o imaginrio da cooperao.

    O antroplogo francs Gilbert Durand, atualmente uma das principais referncias

    quando o assunto o "imaginrio", identificou no sapiens trs foras dinmicas queformam as bases arquetpicas de todo o pensamento e de toda a ao que manifestamos nmundo fenomnico. Se isso j no fosse suficiente para o imaginrio ganhar statusacadmico, Durand ressalta ainda que por meio do imaginrio que o sapiensencontraequilbrio antropolgic paraenfrentar ou diluir a angstia em relao ao tempo que passa e

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    41/43

    em relao conscincia da prpria morte. Em suma, nossa forma de pensar, sentir e agimanifesta essencialmente nosso relacionamento com a lmina da foice deCronos, da qual,mais cedo ou mais tarde, todos sentiremos o sabor.

    Essas trs bases arquetpicas, portanto universais e encontradas em todos os povosou culturas, receberam as seguintes denominaes: estruturas herica, mstica e dramtica.

    A estrutura herica do imaginrio aquela que se caracteriza, sobretudo, pelocombate, pela dissociao, pelo enfrentamento. a estrutura da discriminao, tanto positiva como negativa. Essa estrutura parece ser a predominante no mundo moderno contemporneo, sobretudo no Ocidente, influenciando significativamente nossa linguagem banal ou acadmica. O conflito ou a separao aparece, freqentemente, nas palavras-chavda modernidade (por exemplo, na expresso desenvolvimento que, ao p da letra, signific sem envolvimento), e tambm nas expresses dos militantes polticos (lutar, combater etc.)ou dos esportistas (adversrio, meta, defesa, ataque etc.).

    No toa que a hipertrofia da estrutura herica em nossa psiqueleva a umamilitarizao do mundo e, como apontam vrios psiclogos de linha junguiana, para umnaturalizao da esquizofrenia como norma de comportamento, uma vez que a dissocia sua fora motriz. Podemos encontrar tambm a estrutura herica do imaginriomanifestando-se fortemente atravs do chamado paradigma cartesiano, cuja caracterstica a separao dosobjetosem diferentes reinos ou dicotomias (corpo e mente, natureza ecultura, entre outros).

    O ativismo desenfreado e pouco imaginativo do Ocidente ou sua obsesso pelagrandeza (um bom exemplo o World Trade Center, nos E.U.A.) interpretado por JameHillman, psiclogo norte-americano junguiano, como uma forma de enfrentamento e naceitao da morte, das emoes e da natureza.

    Por outro lado, a estrutura mstica do imaginrio aquela que se caracteriza pelaunio, pela mistura, pelo envolvimento. No toa tambm que essa estrutura doimaginrio predomina nas culturas orientais, de onde surgem expresses como YOGA(palavra do idioma snscrito que significa integrao), REIKI (expresso japonesa qusignifica unio da energia csmica com a vital) e outras que procuram considerar no maia existncia de dicotomias, mas sim de polaridades dentro de uma nica realidade. Ess

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    42/43

    estrutura do imaginrio tambm tende a predominar nas culturas no-modernas e estevfortemente presente nas sociedades matriarcais.

    No plano lingstico encontramos, portanto, outras metforas se manifestando: otecer, o abraar, o envolver que costumam ser expressos com mais nfase quando h o predomnio dessa estrutura. Segundo Yves Durand, psiclogo francs que criou um test projetivo denominado AT-9, depois da meia-idade a estrutura mstica do imaginricomea a se manifestar com mais intensidade, tomando o lugar da estrutura hericamarcante na primeira parte de nossas vidas. Jung, por sua vez, j salientava que a segundetapa do processo de individuao no deixa de ser uma preparao para a morte. Essmudana de sensibilidade foi denominada de metania.

    Experincias de quase morte, segundo alguns pesquisadores, tambm costumam provocar metania, e a natureza, a fragilidade humana, etc., passam a ser aceitas e vivida pela pessoa que, com essa mudana de sensibilidade, comea a cultivar uma relao macompreensiva com o outro e uma relao mais profunda com o sagrado.

    No plano cientfico, essa estrutura do imaginrio se manifesta com mais profundidade naqueles que evocam o chamado paradigma holstico.

    E a estrutura dramtica? Ela, segundo Durand, a mais difcil de ser observada, poi

    ela no seria uma simples sntese das duas anteriores, mas a estrutura que possibilita religar as duas descritas anteriormente. Este re-ligamento, no plano cientfico, j havia sidassinalado por Edgar Morin e outros pensadores ao discutirem o chamado paradigmaholonmico no qual a Parte revalorizada por tambm conter o Todo.

    Uma metfora que nos permite ilustrar a diferena entre essas trs estruturas a darelao entre as rvores e a floresta. A estrutura herica, que fundamenta nossa visomilitarista, ativa, desenvolvimentista, cartesiana etc., aquela que, quando polarizada, nofaz enxergar apenas as rvores isoladamente. Por sua vez, a estrutura mstica do imaginriofundamentando uma mentalidade holstica, quando polarizada nos leva a ver a floresta oas relaes entre as rvores, porm, extingue toda a singularidade de cada espcie. o quMorin chamou de reduo pelo Todo. Por fim, a estrutura dramtica, uma estruturaandrgina por excelncia ou contraditria (oximornicasegundo os pr-socrticos), aquela que nos permite valorizar simultaneamente as rvores e a floresta.

  • 8/6/2019 6674612 Introducao Ao Mandala Reiki

    43/43

    Dito isso, podemos pensar qual a estrutura do imaginrio que estimula acooperao e, de forma recursiva, compreender qual a estrutura do imaginrio que valorizada ou expandida quando cooperamos.

    Em minha opinio, a cooperao est relacionada diretamente com a estruturadramtica do imaginrio. fcil identificar, por meio da apresentao resumidaanteriormente, que a competio uma manifestao fenomnica essencialmente herica pois valoriza a luta, a destruio ou a derrota do concorrente, do adversrio etc. Mas quseria a manifestao da outra polaridade, cultivada a partir da estrutura mstica doimaginrio? A cooperao? No acredito, pois, se assim o fosse, seria necessrio uma naceitao da individualidade como acontece nas sociedades tradicionais e estaramos diande uma outra forma de reducionismo, a da reduo pelo Todo, como j salientamos. clar

    que possvel observar aqui uma espcie de solidariedade, de vivncia comunitria, maque parece funcionar muito mais na base da cooptao do indivduo pelo sistemainstitudo do que pela cooperao voluntria e involuntria pelo bem comum.

    Assim, a cooperao, como um sentimento interiorizado e no apenas comoestratgia econmica, parece ser uma forma de expresso criativa da estrutura dramtica dimaginrio e, portanto, uma forma de ver, sentir e agir no mundo capaz de cultivar umformosa e densa floresta onde se possvel tambm se deslumbrar com a beleza singular d

    cada rvore envolvida em sua trama. o que buscamos por intermdio do Mandala-REIKI