Arte Românica

Post on 15-Jan-2016

14 views 0 download

description

topicos importantes

Transcript of Arte Românica

Arte Românica

ARTE ROMÂNICA – HISTÓRIAS EM PEDRA

A arte românica, cuja representação típica são as basílicas de pedra com torres redondas repletas de arcadas, estendeu-se do século XI à primeira metade do XIII. Seu cenário foi quase toda a Europa, exceto a França, que já a partir do século XII produzia arte gótica.

O feudalismo. Os beneditinos, logo após as primeiras reformas monacais, foram os primeiros a propor em suas construções as formas originais do românico.

ARTE ROMÂNICA - Igrejas

“Fortalezas de Deus”. Foi nas igrejas que o estilo românico se desenvolveu em toda a sua plenitude, levando em conta a peregrinação, a arquitetura das igrejas é adequada para receber multidões (visitas a relicários)

Planta das igrejas românicas: cruciforme, com longa nave atravessada por um transepto mais curto, simbolizando o corpo de Cristo crucificado.

Exterior bastante simples e despojado, exceto pelos relevos esculturais em torno do portal principal. (histórias gravadas na pedra ensinando a doutrina cristã ao povo).

Arquitetura Românica

Basílica de Saint-Sernin, elevação

1- Porte des Comtes 2- Enfeu des Comtes 3- Ancien portail de l'abbaye 4- Porte Miégeville 5- Portail occidental 6- Emplacement de l'ancien cloître 7- Chapelle Saint-Pierre 8- Sacristie 9- Chapelle du Crucifix 10- Chapelle des âmes du purgatoire 11- Chapelle de l'immaculé Conception 12- Chapelle Sant-Georges 13- Chapelle Saint-Esprit 14- Chapelle Saint-Martial, Saint-Cyr et Sainte-Juliette 15- Chapelle Saint-Sylve 16- Chapelle de la Vierge 17- Chapelle Sainte-Germaine 18- Maître-Autel 19- Peinture romane : Noli me tangere 20- Cycle de Résurrection 21- Peinture représentant Saint-Augustin 22- Restes de peintures : la crucifixion

Basílica de Saint-Sernin

Saint-Sernin, vista aérea

Abadia de Fortenay, Claustro

Claustro do Mosteiro de Santa Maria, Ripoli, Genova

Arquitetura Românica

Igreja de Sainte-Foy

Igreja de Sainte-Foy

Arquitetura Românica

Complexo da Catedral de Pisa

Catedral de Pisa (vista frontal)

Batistério de Pisa

Campanário de Pisa

Muralhas de Ávila, torrões semicirculares, Ávila

Muralhas de Ávila

Castelo de Carcassone

ESCULTURA ROMÂNICA

A escultura românica desenvolve-se nos relevos de pórticos e arcadas com uma exuberância inesperada e em perfeito contraste com as pesadas formas arquitetônicas.

A fusão das formas orientais de Bizâncio com as romanas antigas resulta numa estatuária de caráter ornamental. O espaço em branco dos frisos, capitéis e pórticos é coberto por uma profusão de figuras apresentadas de frente e com as costas grudadas na parede.

Maiestas Domini, Igreja do priorado de Saint-Pierre, França

Esquema de uma portada românica, Cathedral of Saint-Lazare, Autun, France

ESCULTURA ROMÂNICA

ESCULTURA ROMÂNICA

MANUSCRITOS ILUMINADOS

Objetos considerados sagrados que continham a palavra de Deus.

Monges e freiras nos monastérios copiavam manuscritos, mantendo vivas a arte da ilustração em particular e a civilização ocidental em geral.

Primeiramente feitos em rolos de papiros, depois substituidos pelos códices de pergaminho de pele de boi ou de carneiro, feitos de páginas unidas por uma de suas extremidades.

Profusamente decorados, demonstravam externa e internamente a sacralização do conteúdo.

Capa de evangeliário, Echternach, Luxemburgo

Auto-retrato do miniaturista Eadwin, Biblioteca de Trinity College, Cambridge